Para quem quer fazer targeting!
O target stick é um acessório de treino complementar ao clicker. Os animais aprendem a tocar em alvos e são recompensados por isso. Esta actividade, chamada targeting ou tocar num alvo, permite ensinar facilmente novos comportamentos que depressa se poderão tornar mais complexos.
Muitos treinadores usam o Target Stick pois como é telescópico é fácil de colocar na bolsa de treino ou mesmo no bolso. O cão é ensinado a tocar com a ponta do nariz na pequena bola de borracha vermelha que actua como um alvo (target). Quando o cão aprende a fazer targeting pode guiar o cão para onde quer que seja em vez de o puxar, arrastar, etc. Pode guiá-lo para ele entrar no carro, para dentro da sua transportadora, ultrapassar obstáculos de agility, ensinar-lhe truques (dar uma cambalhota) ou habilidades para impressionar os amigos como fechar a porta, apagar e acender as luzes ou ir buscar determinados objectos. Assim que o animal aprende a desempenhar o novo comando ou truque, não precisa de continuar a usar o target stick, basta que dê o comando vocal ou sinal.
O target stick é também um objecto especialmente útil para cães com medo de estranhos ou crianças. A maior parte das pessoas utiliza recompensas para chamar o cão. Mas o que acontece geralmente é que esses cães entram numa posição de conflito só para receber a comida, e quando ela desaparece focam na pessoa ou objecto que o assusta e reagem ladrando - ou até mordendo! Com o sticker pode haver interacção com o estranho, criança ou até objecto de fobia, sem que o espaço do cão seja invadido, ou seja, sem o cão se sentir ameaçado. Ao respeitar o espaço do cão, é possível estabelecer uma relação de confiança. Inicialmente, para esses casos é importante que o cão esteja sob o controlo da trela.
Características
O Target stick é telescópico, estendendo-se até 70 cm e contrai até 15 cm, um tamanho conveniente para transportar na bolsa de treino ou prender nas calças (pois possui um clip, como se fosse uma caneta).
A embalagem traz também um guia de treino incluído.
Vídeos