Aprendizagem canina: condicionamento operante
   03/26/2024 16:00:44     Dicas
Aprendizagem canina: condicionamento operante

Se a ciência já provou que os cães são seres inteligentes e que aprendem com facilidade, então porque é que tantos donos têm dificuldades em ensinar os seus cães? Os cães não lêem livros, nem seguem os conselhos de ninguém… Para eles, aprender é apenas uma mudança de comportamento baseada em experiências.

Por exemplo, se quando o seu cão se senta, você lhe dá um biscoito, então é natural que este passe a reproduzir este comportamento para receber mais biscoitos. Esta técnica ou procedimento é chamado reforço positivo e é utilizada hoje em dia por bastantes treinadores.

No entanto, para obter os mesmos comportamentos nem todas as pessoas utilizam os mesmos métodos. Por exemplo, no caso do “senta”, nem toda a gente recorre ao biscoito. Há quem dê o comando “senta” várias vezes até o cão se sentar (com o objectivo do humano deixar de se repetir) e algumas pessoas para ensinar recorrem a métodos mais brutos como forçar o cão fisicamente a sentar-se e castigá-lo com choques quando este desobedece.

Como vê, a aprendizagem de novos comportamentos (sentar) é ditada pelas consequências dos seus actos (“se sentar, recebo um biscoito”, “se sentar, a repetição desaparece”, “se sentar, não apanho choques”). Esta teoria é chamada condicionamento operante e é a base para o treino de qualquer animal.

Neste artigo pretendemos abordar os vários “processos” de aprendizagem por condicionamento operante. O objectivo é que você possa avaliar por si mesmo qual o melhor método de aprendizagem para o seu cão - quer vá ser você a treiná-lo quer vá a um treinador profissinal.

Termos

No condicionamento operante, positivo não significa bom, do mesmo modo que negativo não significa mau. Além disso, reforço nem sempre significa dar algo que o cão quer. E punição nem sempre significa aleijar, intimidar ou confinar.” Eileen Anderson.

Na terminologia da aprendizagem por condicionamento operante, positivo significa que algo é adicionado e negativo significa que algo é removido. Estes dois termos não significam bom ou mau, feliz ou contente, moral ou imoral... É basicamente um termo matemático: positivo = adição, negativo = substração.

(+) Positivo: algo é adicionado após um comportamento

(-) Negativo: algo é retirado após um comportamento

O que é adicionado pode ser óptimo para o cão (biscoitos ou brinquedos que ele adore) ou horrível, como um pontapé! Por outro lado, o que é retirado pode ser algo que faça com que o cão fique ansioso para receber novamente (biscoitos) ou algo que faça com que este se sinta aliviado porque desapareceu (gritos constantes de uma pessoa).

Há depois dois termos que também costumam ser mal interpretados: reforço e punição. “Reforço” não é necessariamente bom nem “punição” é necessariamente mau:

Reforço: consequências que aumentam o comportamento

Punição: consequências que diminuem o comportamento

Os quatro procedimentos operantes

Combinando os quatro termos atrás temos então os quatro processos operantes:

Reforço positivo – algo é adicionado após o comportamento, resultando num aumento de comportamento, ou seja, o animal repetirá o comportamento mais frequentemente.

Reforço negativo – algo é retirado após o comportamento, resultando num aumento de comportamento, ou seja, o animal repetirá o comportamento mais frequentemente.

Punição positiva – algo é adicionado após o comportamento, resultando numa diminuição de comportamento, ou seja, o animal deixará de repetir o comportamento.

Punição negativa – algo é retirado após o comportamento, resultando numa diminuição de comportamento, ou seja, o animal deixará de repetir o comportamento.

No seguinte diagrama está representado um exemplo onde o comportamento a reforçar é andar à trela correctamente (sem pressão na trela) e o comportamento que se quer eliminar é puxar a trela.

Como pode ver há quatro procedimentos para ensinar o cão a andar correctamente à trela sem puxar. No entanto, o método de aprendizagem mais rápido é o reforço positivo. Os métodos de reforço ou punição negativa resultam numa aprendizagem um pouco mais lenta pois o humano tem esperar pela mudança de comportamento do cão. Quanto aos métodos de punição positiva, ainda há muitos treinadores que o utilizam, contudo estes são bastante questionáveis pois além de resolverem o problema apenas momentaneamente podem despoletar comportamentos negativos futuros no animal.

Para ver mais exemplos destes quatro procedimentos veja o vídeo abaixo (em inglês). Nota: os procedimentos adversos foram filmados utilizando bonecos.

O que pode diminuir o comportamento de um cão, pode reforçar o comportamento de outro

Não é possível generalizar para todos os cães coisas que punem ou reforçam determinados comportamentos. Um bom exemplo disso é o “gritar”:

Gritar com um cão é geralmente considerado uma punição e, por isso, quando o cão faz algo que o dono não aprova, este começa aos “berros”. De facto, isto poderá resultar como uma punição positiva, ou seja, o cão das próximas vezes deixará de fazer o comportamento não aprovado, pois não quer que gritem com ele. No entanto, gritar para um cão pode também reforçar o seu comportamento (reforço positivo). Por exemplo, acha que para um cão que passa o dia todo preso no jardim, à espera que algo aconteça, quando o seu dono chega e lhe manda um grito “TÁ CALADO!!!”, acha que o cão de futuro ficará calado? Este grito é o contacto humano pelo qual o cão esperou o dia todo!

Conclusão

Tenha consciência de que o seu cão está sempre a aprender comportamentos através de testes e consequências. O comportamento do seu cão será definido pelas suas acções. Por isso, comece hoje a ensinar-lhe novos comportamentos, procurando sempre a melhor opção para ele e para si.

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