Os jogos de puxar são um óptimo exercício tanto para o cão como para o dono. Como todos os jogos é importante que hajam regras e que estas sejam cumpridas para garantir que ambos se divertem.
Os jogos de puxar são uma troca de força. O dono deve puxar mas também deve saber abrandar para dar oportunidade ao nosso cão de mostrar a sua força, principalmente numa fase de iniciação. Caso contrário, o seu cão pode sentir-se intimidado e desinteressar-se pelo jogo. Geralmente, se o jogo for agradável para o seu cão verá que, quando o deixar ganhar o brinquedo, ele voltará até si para começar uma nova disputa.
As regras de ouro
- O dono começa a brincadeira - A iniciativa do jogo deve partir sempre do dono. O dono deve dizer uma palavra para começar a brincadeira.
- Zero tolerância a erros – O cão não pode morder o dono. Se isso acontecer, o jogo deve parar automaticamente.
- Largar à ordem – Para garantir que o dono controla sempre o jogo, o animal deve saber parar o jogo à ordem.
O brinquedo
O brinquedo é um acessório fundamental do jogo e deve cumprir com alguns requisitos. O brinquedo deve ser longo e confortável para o cão. Deverá ser longo para permitar que tanto o dono puxe em segurança como o animal sinta que tem espaço para agarrar o brinquedo e não hesite na altura de agarrá-lo. A nível de conforto é óbvio: o brinquedo deve ser confortável para que o seu cão sinta prazer em mordê-lo. No entanto, convém ressalvar que numa fase inicial, o brinquedo deve seja bastante macio!
Algumas das nossas opções
O Kong Tug é uma das opções mais populares cá da loja. Feito da conhecida borracha clássica da Kong, este brinquedo é resistente e aguenta fortes puxões. Possui duas pegas largas que permitem até as mãos mais largas agarrar com bom "espaço de manobra". É indicado para cães médios/grandes que gostam de morder.
Muito utilizados para treino e em várias modalidades caninas, os churros possuem uma almofada fofa e são apelativos para o cão apanhar e puxar. Há churros com uma e duas pegas. Estas são suaves e aderentes. Ao brincar com o churro o cão nunca deve abocanhar ou puxar as pegas - sob pena de ferir o dono. Sempre que isso aconteça a brincadeira deve parar.
As bolas com pega são uma opção simples e multi-usos. Tanto podem ser utilizadas para jogos de puxar como para jogos de trazer, quer no campo quer na água.
Cada vez mais popular, o Puller é um dos nossos brinquedos de "medir forças" de eleição. Feito de um material único (que não a borracha) o Puller é suave na boca e dentes do cão. O brinquedo vem com 2 discos para permitir diferentes jogos e aumentar a excitação.
Os peluches são uma boa opção para cachorros ou cães sem muito interesse em puxar. A textura suave estimula os instintos de presa e motiva os cães a puxar.
Ao contrário dos brinquedos que foram especificamente feitos para os cães morderem, os brinquedos de puxar são duradouros o suficiente para aguentar grandes puxadelas em direcções opostas. Tendo em mente que estes brinquedos foram feitos para puxar, não deixe o seu cão sem qualquer supervisão a roer um brinquedo de puxar! Quando os jogos acabam, guarde os brinquedos - isto irá não só estender a vida do objecto mas também motivar o cão sempre que recomeçam novas brincadeiras!