
Perseguir a própria cauda pode ser um transtorno compulsivo caracterizado por comportamentos repetitivos feitos fora de contexto e que podem levar a lesões físicas.
Tal como nos humanos, este tipo de comportamento causa ansiedade e pensa-se que possa ser hereditário. O que se sabe é que o stress pode aumentar a probabilidade dos cães desenvolverem este tipo de transtorno.
Há cães que podem perseguir a cauda durante horas! Isto não é brincadeira!
Em casos extremos, medicação e enriquecimento ambiental pode não ser a solução e ser necessário mesmo eutanásia.
Muitos donos acham piada a brincadeiras como perseguição de lasers ou luzes. No entanto, quanto mais encorajam o cão a perseguir mais este começa a fazê-lo fora do contexto.
Alguns cães podem ter um problema neurológico (ex: tumor no cérebro ou infecção no sistema nervoso central) em vez de um transtorno compulsivo. É por isso necessário descartar previamente possíveis doenças.
Como curar?
- Medicação por si só raramente resolve.
- A maior parte destes transtornos apenas ficam resolvidos com várias sessões de modificação comportamental.
- Ensine o seu animal a lidar com o stress:
- Mantenha a rotina.
- Aumente o tempo de exercício.
- Participe em desportos como agility.
- Interrompa comportamentos compulsivos redireccionando para acitvidades mais relaxantes.
- Redireccione o animal para outras actividades.
- Seja paciente e consistente.
Não use métodos de treino tradicionais, como coleiras eléctricas ou qualquer tipo de punição (fisica e verbal). Poderá parar o comportamento, mas irá intensificar o stress e resultar em comportamentos ainda mais ansiosos.
Não espere que o seu cão começe a ferir a cauda, trate já do problema!
Se o seu cão persegue a cauda ou já a chegou a ferir com mordida, consulte um comportamentalista animal certificado para perceber se se trata de um transtorno compulsivo. Um diagnóstico precoce pode prevenir os donos de estarem a reforçar estes comportamentos ou aumentar ansiedade do animal através de castigos.
Não encoraje o seu cão a perseguir o seu rabo ou luzes. As consequências a longo termos serão mais avassaladoras que o divertimento momentâneo.