
Características
- Peso: 12,5 - 14,5 kg
- Altura: 38 - 41 cm
- Pelagem: Comprida
- Esperança média de vida: 15 anos
Sabia que
O Cocker era originalmente chamado de "cocking spaniel" e ganhou o seu nome devido à sua função de levantar “woodcocks”, que significa galinholas em português.
Atributos
- Nível energético: Médio
- Nível de brincadeira: Médio
- Nível de afecto: Elevado
- Exercício necessário: Médio
- Experiência do dono com cães: Baixo
- Cuidados com a pelagem: Médio
Federação Cinológica Internacional
- Grupo: Grupo 8 - Cães Levantadores e Cobradores de Caça e Cães de Água
- Secção do grupo: Secção 2 - Cães Levantadores de caça
- País de origem: Reino Unido
- Data de origem: XIX
- Primeira utilidade: Cobrador de caça
Resumo da Raça
Cocker Spaniel inglês, ou somente Cocker como é popularmente conhecido, é o Spaniel mais popular. Mas a que se deve toda essa popularidade?
Para além de ser amigável e de ter uma natureza alegre, o Cocker é bastante versátil, sendo tão bom caçador quanto companheiro de família. De facto, esta versatilidade fez com que se desenvolvessem duas variantes da raça: uma mais forte e resistente para aguentar um dia inteiro de caça; outra mais compacta e com menos energia, mas ainda assim ideal para longos passeios ao final da tarde. Independentemente da função que assume, o Cocker é um cão activo e que adora estar ocupado, por isso, proporcione-lhe um treino ou actividades que o estimulem mentalmente – ele será tão bom companheiro para correr como para fazer Agility.
Carácter: Amigável e alegre
Parte do charme do Cocker é que é um cão bastante sociável fazendo amigos com bastante facilidade. De facto, qualquer estranho que entre em sua casa vai ser somente cheirado e visto aos olhos do seu Cocker como um amigo. No entanto, antes de entrar o Cocker vai, muito certamente, ladrar para anunciar a sua presença.
Mas o Cocker não é só alegria e energia positiva, é também muito dado à sua família. Adora envolver-se nas actividades da família, não interessa se for só para ir até ao contentor deitar o lixo ou se é para receber pessoas em casa. Agora, não espere que o seu Cocker aprenda sozinho a lidar com pessoas ou outros animais e tenha um comportamento 5 estrelas em todas as ocasiões. Como qualquer cão, o Cocker precisa de ser sociabilizado desde tenra idade. Grande parte da sociabilização é feita nos primeiros meses da sua vida e é, por isso, que é tão importante escolher um criador com boas práticas de criação. Já em casa, é importante que lhe dê um treino sempre consistente. Geralmente, o Cocker é obediente mas pode ser também obstinado e começar a puxar pela sua paciência. Ainda assim, é um cão que não exige um treino complexo.
O Cocker é um óptimo animal de família, mas se tem crianças em casa talvez este não seja a melhor escolha. O Cocker é pouco tolerante às brincadeiras mais atrevidas das crianças, como puxar as orelhas ou meterem-se em cima dele. Assim, antes de serem introduzidos é importante que estas tenham noção de como devem abordar um cão.
A sua natureza sociável e activa fazem com que exija muita atenção e que deteste ficar sozinho, podendo mesmo vir a sofrer de ansiedade de separação, tornando-se destrutivo, ladrando ou fazendo mesmo chichi dentro de casa.
Quanto a cuidados necessários é importante inspeccionar as orelhas do seu Cocker com regularidade pois sendo compridas estão sujeitas a sujarem-se com mais facilidade. Um dos exemplos mais comuns é quando se alimentam – as suas orelhas normalmente tocam na comida – tente evitar que isso aconteça comprando uma tigela própria. O seu pêlo é também comprido pelo que é importante escová-lo regularmente.