
Características
- Peso: 4 - 8 kg
- Altura: < 27 cm
- Pelagem: Comprida
- Esperança média de vida: 16 anos
Sabia que
O Schnauzer ganhou o seu nome devido aos pêlos tão característicos do seu focinho e que Schnauzer significa “bigode” em alemão coloquial.
Atributos
- Nível energético: Médio
- Nível de brincadeira: Elevado
- Nível de afecto: Elevado
- Exercício necessário: Baixo
- Experiência do dono com cães: Baixo
- Cuidados com a pelagem: Elevado
Federação Cinológica Internacional
- Grupo: Grupo 9 - Cães de Companhia
- Secção do grupo: Secção 5 - Cães do Tibete
- País de origem: Tibete
- Data de origem: XX
- Primeira utilidade: Companhia
Resumo da Raça
Está à procura de um cão cheio de boa disposição? Tem tempo de sobra e uma carga de paciência? Vive num apartamento? Então o Shih Tzu pode ser o cão ideal para si.
Este “pequeno leão” é considerado o cão mais robusto dentro do tamanho miniatura e muitos comparam a sua atitude à de uma criança: tanto pode ser adorável como nos tirar do sério. Para além disso, são extremamente leais e afectuosos e detestam ser separados dos seus donos, chegando mesmo a ficarem doentes caso sejam negligenciados.
Carácter: Activo e meigo
O Shih Tzu é altivo e excepcionalmente teimoso, caso não seja educado correctamente. O seu treino deve envolver elogios e reforço positivo; só assim é possível motivar um Shih Tzu e fazer com que ele lhe obedeça. É impossível chegar a bons resultados recorrendo à força e a um comportamento rígido. Se o seu Shih Tzu adquirir algum mau hábito, não lhe dê qualquer mimo. Assim, ele rapidamente perceberá o que fez. O mais importante na educação de um cão é que o seu dono mantenha a consistência, isto não só tornará o treino mais rápido como evitará que o cão fique confuso.
O seu temperamento amigável faz com que se dê naturalmente bem não só com pessoas mas também com outros animais. No entanto, o contacto com crianças muito pequenas ou bebés deve ser evitado ou cuidadosamente supervisionado. O Shih Tzu gosta de ser respeitado e por vezes as brincadeiras bruscas das crianças podem ultrapassar os seus limites e alguém ficar ferido.
Apesar da sua dimensão, o Shih Tzu é um cão activo e alerta, estando sempre pronto para libertar as suas energias. Faça com o seu Shih Tzu caminhadas diárias ou corridas atrás de uma bola de ténis. Mas cuidado com as temperaturas: não o submeta durante longos períodos de tempo ao frio ou calor extremo. Nestes casos, aproveite para fazer actividades em casa como por exemplo esconder brinquedos em casa e incentivar o Shih Tzu a enconntrá-los e, claro, no final dar-lhe a recompensa. Fazer exercício é fundamental para manter o seu Shih Tzu saudável tanto a nível físico como emocional, evitando que desenvolva problemas comportamentais tal como ladrar em excesso – o que o tornará o pior pesadelo dos seus vizinhos.
A sua pelagem exige alguns cuidados, especialmente se a quiser manter comprida. O Shih Tzu tem uma pelagem que cresce continuamente, tal como cabelo, pelo que é fina e quando se parte acumula-se no seu manto. E se por um lado, isto faz com que não largue muito pêlo, é necessário escovar diariamente para evitar nós e permitir que a pele respire através do manto, evitando irritações da pele ou mau odor.
Tal como acontece nos outros cães miniatura, também a criação de Shih Tzu é por vezes levada aos limites. Dentro da mesma ninhada podem nascer cães mais pequenos que outros e, infelizmente, alguns criadores aproveitam-se desse facto para criar cães mais pequenos do que o estalão indica, vendendo-os como raridades. Não se deixe enganar e muito menos encoraje este tipo de criação que tantas vezes resulta em animais com patologias graves não só a nível morfológico como também temperamental.